Esquina Mocotó - Surpreendente!!!

22.11.13 | Escrito por Daniel Nascimento

Bem no começo da semana passada, recebo uma mensagem da minha irmã, perguntando se teríamos algum programa para a sexta-feira a noite. O convite soou com um suspense no ar... algo do tipo... tem que ser na sexta-feira!

Conversei com a Ju, e marcamos de irmos ao Mocotó, afinal de contas, quando voltávamos de viagem na semana anterior, tanto nós, como ela havíamos recebido recomendações de ir conhecer o restaurante...

Um sinal de coisa boa no ar, não é verdade? Afinal de contas, existe melhor propaganda que boca a boca?

Sexta-feira chegou e partimos rumo ao restaurante, entre erros e acertos, enfim chegamos ao Mocotó, um pouco tarde, 21h, e o atendente nos informa que para a aquele dia já não colocarão mais ninguém na lista de espera.

Logo pensamos, vamos para o Esquina Mocotó, afinal de contas, já tínhamos percorrido uma longa distância até lá, e não iríamos voltar, não é? Nos dirigimos para o restaurante ao lado, e pedimos uma mesa para quatro pessoas.

Uma simpática atendente veio nos receber, e nos deixou a vontade para escolher a mesa que mais nos agradava, escolhemos uma mesa com sofazinhos, sempre damos preferência para este tipo mesa por achar que ficamos melhor acomodados!

Logo avisei minha irmã, que já estávamos no Esquina Mocotó, aguardando a chegada deles com uma boa cerveja gelada.

Cerveja St Gallen no Esquina Mocotó - São Paulo - Resenha - Caldo e Freddo Blog de Culinaria, Gastronomia e Receitas

O atendente veio trazendo o couvert, pães artesanais com fermentação natural, e manteiga temperada com umburana (uma semente típica da vegetação da caatinga, muito perfumada, e que deixa um sabor levemente adocicado).

Couvert com pães artesanais de fermentação natural e manteiga temperada com umburana do Esquina Mocotó - São Paulo - Resenha - Caldo e Freddo Blog de Culinaria, Gastronomia e Receitas

A curiosidade começou aí... Tratei logo de descobrir o que era esta tal da umburana, e muito simpaticamente, o atendente buscou uma das sementes para me mostrar exatamente o que era, e falou que poderíamos encontrar ela no Mercado Central, ou na Zona Cerealista de São Paulo. Como frequentador assíduo da Rua Santa Rosa, logo mais estarei em busca desta preciosidade brasileira.

Mais alguns minutos, chega minha irmã com meu cunhado, e sem muitos rodeios, explicam o motivo do convite, o que deixou a noite ainda mais especial!!! Os primeiros padrinhos convidados para o casório ano que vem!!! Uhuuuuuullll!!! Explodimos de felicidade, e quanta honra não é mesmo? Padrinho de casório da única irmã e caçulinha, é muito orgulho, não é mesmo?

Conversa vai, conversa vem, notícias da semana atualizadas... e...

Bem... se tratando de uma longa sexta-feira de trabalho, precisamos começar os trabalhos da noite!!!

Após muito analisar o cardápio, algumas observações: um cardápio enxuto, mas com uma capacidade gigantesca de deixar todos da mesa com diversas dúvidas do que experimentar, mas com uma única certeza: não sairíamos de lá sem experimentar o famoso e muito bem falado Baião de Dois do chef Rodrigo Oliveira!

 Cardápio super especial do Esquina Mocotó - São Paulo - Resenha - Caldo e Freddo Blog de Culinaria, Gastronomia e Receitas

Para acompanhar a cerveja, pedimos alguns petiscos...

Bolinho de carne de sol com creme de requeijão: super bem feitinho, fritos no ponto ideal e absolutamente suculentos, o molho de requeijão faz o casamento perfeito dos sabores.

Bolinho de carne de sol do Esquina Mocotó - São Paulo - Resenha - Caldo e Freddo Blog de Culinaria, Gastronomia e Receitas

Na sequência, ficamos super intrigados com uma o ragu de ossobuco com angu, queijo canastra e cogumelos, e mesmo estando um pouco quente, decidimos experimentar. E para nosso deleite uma combinação maravilhosa!

O angu no ponto exato, muitíssimo saboroso, o ossobuco se desmanchando, o queijo canastra, cogumelos e rúcula fizeram desta entrada uma perfeição de se comer de joelhos. Como disse o Rodrigo Oliveira no Encontro Gourmet 2, "orna, não orna?".

Ragu de ossobuco com angu, queijo canastra e cogumelos do Esquina Mocotó em São Paulo - Comer e Beber - Caldo e Freddo Blog de Culinária, Gastronomia e Receitas

Ainda na continuidade das entradinhas, pedimos os dadinhos de tapioca com queijo coalho e molho de pimenta agridoce. Este clássico de fato não poderia faltar mesmo!!! Também fritos no ponto ideal, crocantes e muito saborosos.

Dadinhos de Tapioca com queijo coalho e molho de pimenta agridoce do Esquina Mocotó em São Paulo - Comer e Beber - Caldo e Freddo Blog de Culinária, Gastronomia e Receitas

E depois de alguma comilança e muita conversa, decidimos partir para os principais e estrelas do restaurante.

Tanto minha irmã, quanto a Ju, foram com a mesma pedida: Carne de Sol com Baião de Dois Sertanejo, variando somente o ponto da carne. Na primeira foto, a carne de sol ao ponto, e na segunda, a carne de sol bem passada.

Carne de Sol ao ponto com baião de dois sertanejo - Comer e Beber - Caldo e Freddo Blog de Culinaria, Gastronomia e Receitas

Carne de Sol bem passada com baião de dois sertanejo - Comer e Beber - Caldo e Freddo Blog de Culinaria, Gastronomia e Receitas

Meu cunhado, foi de arroz do galinheiro, quando viu a moela nos ingredientes chegou a explodir de felicidade!

Arroz de Galinheiro do Esquina Mocotó - Comer e Beber - Caldo e Freddo Blog de Culinaria, Gastronomia e Receitas

Eu, não poderia deixar de ousar... rsrs

Copa Lombo com purê de abóbora, conservas e castanhas, e sem a menor sombra de dúvidas, uma porçãozinha de baião de dois!!! Afinal de contas não sairia de lá sem experimentar esta iguaria.

Copa Lombo com purê de abóbora, conservas e castanhas do Esquina Mocotó - Comer e Beber - Caldo e Freddo Blog de Culinária, Gastronomia e Receitas

O prato veio com uma apresentação tão bela, que para poder compartilhar todos os detalhes, preciso mostrar uma segunda perspectiva.

Copa Lombo com purê de abóbora, conservas e castanhas do Esquina Mocotó - Comer e Beber - Caldo e Freddo Blog de Culinária, Gastronomia e Receitas

E uma porção adicional do famoso baião de dois sertanejo, numa versão exclusiva para mim!!! rs

Baião de dois sertanejo - Comer e Beber - Caldo e Freddo Blog de Culinária, Gastronomia e Receitas

E vocês devem estar por aí pensando... Acabou, não é?

Não mesmo!!! Pensamentos gordinhos nos dominavam, e queríamos mais!!!

Fomos então para a sobremesa...

Que dúvida cruel... Ao lermos o cardápio, resolvemos não abusar da criatividade, e fomos de pedidos iguais para os casais :)

Chocolate e leite: Musse de chocolate, caramelo amanteigado e sorvete de leite do Esquina Mocotó - Comer e Beber - Caldo e Freddo Blog de Culinária, Gastronomia e Receitas

Chocolate e leite: Musse de chocolate, caramelo amanteigado e sorvete de leite do Esquina Mocotó - Comer e Beber - Caldo e Freddo Blog de Culinária, Gastronomia e Receitas

 

Restaurante Esquina Mocotó

Endereço: Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1104

Vila Medeiros - São Paulo / SP

Telefone: (11) 2949-7049

www.esquinamocoto.com.br

 

Horário de Funcionamento:

Terça a sexta-feira: almoço das 12h às 15h / jantar 19.30h às 23.00h

Sábado: almoço 12h às 17h / jantar 19.30h às 23h

Domingos e feriados: 12h às 17h 

 

Se eu recomendo? Sem a menor dúvida... Atendimento impecável, comidas muitíssimo bem feitas, com ingredientes super fresquinhos e de excelente qualidade, e tudo isso com um preço justíssimo!!! Com certeza vale muito a pena esta experiência gastronômica!

Apenas reforçando o atendimento do restaurante, fomos tão bem atendidos, que o nível de exigência acabou subindo mais um nível e ficou rotulado! Parabéns ao chef Rodrigo Oliveira e toda sua equipe que com certeza com muito esforço e dedicação conseguiram (e conseguem) elevar as experiências gastronômicas na cidade de São Paulo, sem deixar de ressaltar diversos componentes regionais de nosso querido e diversificado "brasilsão"!

Fica a dica: não deixem de conhecer o Esquina Mocotó, e depois contar para gente como foi a experiências de vocês lá. :)

Buon appetito!

Deixe um comentário

Você está comentando como visitante. Login opcional abaixo.

Campos com (*) são obrigatórios

Siga-nos

  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Siga-nos no Google+
  • Siga-nos no Pinterest
  • Siga-nos no Instagram
  • Assine nosso Feed

Gostou? Então curte a fanpage!

Publicidades

Parceiros

2012 - 2013 :: Caldo & Freddo | Blog de Culinária, Gastronomia e Receitas :: Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Genuinne