Praia do Barranco - São José do Norte/RS

04.03.13 | Escrito por Daniel Nascimento

O post de hoje vem com algum tempo de atraso (bastante eu diria!), mas antes tarde do que nunca, não é mesmo? Além do mais, não poderia deixar de compartilhar uma experiência incrível que tive numa visita ao Rio Grande do Sul, em que fizemos uma viagem com um único objetivo: conhecer uma vila de Pescadores próximo a cidade de Rio Grande/RS, em São José do Norte para almoçar num restaurante bem conhecido na região, e o mais importante, comprar camarões diretamente na fonte, já que a região é um berçário natural de inúmeras espécies de peixes e crustáceos.

 

Já havia algum tempo, que escutávamos uma história do padrinho da Juliana, que tínhamos que ir até lá para comprarmos camarão, por um preço simplesmente inacreditável, e mais fresco, eu diria que é impossível!!!

Pois bem, no final de 2012 começamos a nos organizar para quando da temporada de pesca, irmos até lá para comprarmos alguns quilos de camarão (50 Kg que tal?), conhecer a cidade e seu entorno,  e simplesmente nos encantar.

Aqui vale uma pausa para um relembrar os tempos de Geografia... Nosso destino, a Praia do Barranco, situa-se na Lagoa dos Patos, uma planície costeira do Rio Grande do Sul, paralela à costa (na direção NE - SW) e que se conecta com o oceano nos municípios do Rio Grande e São José do Norte.

Geralmente a temporada do camarão, ocorre  entre os meses Fevereiro a Maio, quando é liberada pelo IBAMA, e então pode-se pescá-los e comercializá-los sem risco de estar cometendo alguma atividade ilegal.

Eis então que nos programamos, compramos as passagens e partimos...

Nos encontramos na saída de Osório/RS e fomos rumo a tal Vila de Pescadores, localizada na Praia do Barranco nas proximidades da cidade de São José do Norte/RS. Após 3 horinhas de viagem, chegamos eis que avistamos os primeiros sinais!!!

Praia do Barranco - Caldo & Freddo

Praia do Barranco - Caldo & Freddo

A placa do restaurante Beira da Lagoa, aponta a entrada de uma boa estrada de terra. Agora faltam só mais 5 Km. Uma ansiedade só!!! Máquina a postos para registrar todos os momentos!

Praia do Barranco - Caldo & Freddo

Eis que começamos a avistar a enseada e as primeiras casas dos pescadores da região... Andamos mais um pouquinho, e é então revelada uma vista de uma paisagem um tanto quanto bucólica, completamente espetacular. Já vemos as redes de alguns pescadores esticadas, esperando pelo tão aguardado retorno do dia seguinte!

Praia do Barranco - Caldo & Freddo

Praia do Barranco - Caldo & Freddo

Vamos a procura de um pescador que tope nos vender o camarão que pescar. É muito comum os pescadores se comprometerem com intermediários que negociam quantidades gigantescas com estes pescadores, a fim de garantir sua renda no final do dia de pescaria. Mas alguns deles, acabam não firmando este tipo de compromisso e honram o combinado com uma clientela fiel que se destina a Vila em busca de peixes e frutos do mar fresquinhos!

Encontramos então, o Marreta. Conversamos um pouco com ele, e “assuntamos” como tem sido a pesca, e qual a média que ele tem pescado na temporada. Trato feito, ele nos garantiu 50 Kg de camarão fresquinho!!!

Aqui vale registrar algumas informações importantes para quem decidir de se aventurar por lá. Um bom horário para se chegar para comprar os camarões é bem cedo! Então se programar para chegar lá por volta de umas 8h é bem recomendado, porém existe um risco da pesca do dia já ter sido comprometida para alguém. E acredite, uma vez tratado, está tratado e você não será surpreendido!

Como chegamos na Praia do Barranco por volta das 11h da manhã, não havia muito o que ser feito, a não ser realizar nossa encomenda e se deliciar no restaurante Beira da Lagoa, que merece um post totalmente dedicado a ele (clique no nome do restaurante para conhecer um pouquinho mais da experiência que tivemos por lá).

Mas não pense que acabou... E que tal comprar uma carne de siri fresquinha também? Limpinha, desfiada e congelada, prontinha para ser levada para casa e devorada em seguida!!!

Vamos até a casa de um dos pescadores, que sempre tem um pouco de carne de siri para vender. Combinamos com ela de pegar no dia seguinte também, para aproveitar  tudo o mais fresquinho possível!

Pois bem, já que almoçamos, agora vamos a procura de um lugar para passar a noite, para depois fazer a travessia de balsa sobre o Rio Grande e conhecer esta famosa e importante cidade portuária.

Feito isso partimos para São José do Norte a procura de um hotel ou pousada para ficarmos. Após encontrar um local para ficamos bem próximo a praia, vamos rumo a travessia da balsa!

Cruzamos o Rio Grande, até a cidade, passeamos um pouco pelo centro da cidade, e retornamos, para descansarmos e levantar bem cedo para buscarmos nosso tão esperado camarão. Durante nosso passeio de travessia pelo Rio Grande, fomos contemplado com um por do Sol, que me arrisco a dizer que é um dos mais belos que já presenciei ao longo de minha vida!

Praia do Barranco - Caldo & Freddo

Ao levantar, passamos pelo centro da cidade, para encher as caixas de isopor com gelo, e partimos rumo a Praia do Barranco.

Assim que chegamos, logo avistamos nosso amigo pescador retornando com sua produção do dia. Ele mal encostou o barquinho e já estávamos ali ansiosos para ver o que tinha sido reservado para nós! Ele começa todo o ritual dele, de recolher o camarão e levar para a pesagem, e muitos deles ainda pulam vivos!!! É uma felicidade só!

Praia do Barranco - Caldo & Freddo

Praia do Barranco - Caldo & Freddo

Bem... Agora que nossa encomenda está muito bem acomodada no carro, é hora de voltar, pois temos 25 Kg de camarão para terem suas cabeças retiradas e muito bem lavados, para aí sim serem congelados!!!

Acho que não preciso comentar que depois dessa aventura, ficamos todos nós com as pontas dos dedos todas feridas, não é mesmo???

Praia do Barranco - Caldo & Freddo

E termina aqui mais uma aventura gastronômica do Caldo & Freddo. Até a próxima pessoal!

Ah... E o que posso dizer? A viagem vale muitíssimo a pena, com certeza na temporada de 2014 estaremos por lá novamente!!! Aguardem as novidades que virão no blog... receitas diversas com camarão e carne de siri!!!

Buon appetito!

Comentários (4)

  • Gilmar

    08 Janeiro 2015 às 16:51 |
    boa tarde,,,,
    me criei nesta região do Barranco ali bem na beira da praia e justamente tudo como voce falou, sem contar a hospitalidade deste povo!!!!!!!
  • Rogerio

    16 Abril 2015 às 16:56 |
    Vou quase todo ano a São Jose do Norte e com certeza ao barranco, neste mesmo ano(2012) tb comprei camarão a beira da lagoa, lugar magico, pena que a pesca esta acabando aos pouco, Parabéns pelo descrito, pois o lugar merece todos os post possíveis.
  • edir farias machado

    30 Dezembro 2015 às 19:13 |
    Estou naquela foto dos pescadores que saudade da nossa safra de camaraõ!
  • vera lucia

    24 Março 2016 às 15:08 |
    adorei a reportagem pois pretendo conhecer a praia do berranco. Depois posto o resultado.

Deixe um comentário

Você está comentando como visitante. Login opcional abaixo.

Campos com (*) são obrigatórios

Siga-nos

  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Siga-nos no Google+
  • Siga-nos no Pinterest
  • Siga-nos no Instagram
  • Assine nosso Feed

Gostou? Então curte a fanpage!

Publicidades

Parceiros

2012 - 2013 :: Caldo & Freddo | Blog de Culinária, Gastronomia e Receitas :: Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Genuinne