Receita de alho assado

Alho Assado

A receita de hoje, é um preparo muito simples, porém absolutamente saboroso. E mesmo pessoas que não são adeptas ao alho por considerá-lo indigestos, quando provam esta deliciosa forma de prepará-lo, elogiam bastante e sempre pedem mais! 🙂

Os ingredientes são muito simples, e com toda certeza você encontrará todos eles em sua casa, para prepará-lo para acompanhar um churrasco, feijoada, galeto assado, e carnes em geral, vão muito bem! Algumas pesssoas costumam servir e degustar o alho assado como aperitivo, acompanhando pães e patês! Garanto também que fica muuuuito gostoso, principalmente se regado generosamente no azeite!

Para preparar o Alho Assado…

Vamos precisar de?

  • Uma ou mais cabeças de Alho inteiras
  • Sal à gosto
  • Pimenta do Reino Preta à gosto
  • Orégano à gosto
  • Um fio generoso de azeite, para cada cabeça de alho utilizada.

E agora, como fazer?

Bem… esta parte é muito complicada, e talvez você leve mais ou menos 2 minutos para preparar o alho 🙂

  • Corte as pontos dos dentes de alho, numa altura que corte todos os dentes (ou pelo menos uma grande maioria deles).

Como preparar Alho Assado - Receitas - Caldo & Freddo

Como preparar Alho Assado - Receitas - Caldo & Freddo

  • Disponha o alho num pedaço de papel alumínio, fazendo uma cestinha bem justa em torno do alho.
  • Tempere com o azeite, sal, orégano e pimenta do reino.

Como preparar Alho Assado - Receitas - Caldo & Freddo

  • Coloque os alhos para assar por cerca de 30 a 40 minutos. Recomendo colocá-los em qualquer lugar quente: pode ser na churrasqueira (à carvão ou eletrica) ou no forno de casa mesmo.

Como preparar Alho Assado - Receitas - Caldo & Freddo

O resultado é um dente de alho muito macio, com saber delicado e que irá acompanhar muito bem, carnes, um galeto assado, ou até mesmo aquele aperitivo que você agora!

Como preparar Alho Assado - Receitas - Caldo & Freddo

O alho foi descoberto a cerca de 6000 anos, na Sibéria. De lá as tribos nômades se encarregaram de levar a descoberta para o Egito, e chegaram até o continuente Europeu através das rotas de comércio da Índia.

E sabe de coisa? O Alho é um excelente fitoterápico, contendo mais de 30 susbtâncias que fazem bem a nossa saúde: vitamina C, potássio, calcio, ferro e fosforo, e a mais importante a alicina, que é capaz de evitar as placas de gordura, diminuir o colestoral, inibir o desenvolvimento de bactérias e elimina toxinas do nosso organismo. Ah, e também pode ajudar nossos amigos hipertensos a diminuir a hipertensão arterial… 🙂

E aí, convencido? Que tal preparar o alho desta forma na próxima reunião com a família ou com os amigos e surpreendê-los?

Buon appetito!