Como dessalgar a carne seca?

O fim de semana chegou e está na hora de ir para a cozinha não é verdade?

Apesar de um pouco sumido, nos últimos tempos, estamos consumindo bastante carne seca aqui no QG, e preparando-a de diferentes formas.

Algumas receitas já rolaram por aqui, como o baião de dois inspirado na cozinha do Bar Mocotó; a carne seca acebolada puxada na manteiga de garrafa e acompanhada de couve finamente fatiada; o escondidinho de carne seca do chef André Parente; e pode esperar, que tem muito mais por vir!

Já que entramos no outono e temperaturas mais frias virão, tem também a receita de creme de abóbora com carne seca, uma verdadeira delícia.

Mas o assunto de hoje é uma dica super prática!

Você sabe como driblar o tempo na cozinha e dessalgar a carne seca como num passe de mágica?

É muito simples!

Você vai pegar uma panela e encher de água em temperatura ambiente. Para cada kg de carne seca, você vai adicionar um colher de sopa de sal bem cheia. Corte a carne seca em pedaços médios e coloque na água.

Leve ao fogo, e deixe ferver. Quando levantar fervura e você perceber uma espuminha na água é hora de desligar e repetir o processo.

Fazendo isto duas vezes, você poderá partir para o cozimento da sua carne seca!!!

Acreditem! Funciona mesmo, e se quiserem entender todo esta lógica a explicação está na nossa amiga Química. O sal vai passar do meio mais salgado para o menos salgado, portanto se você provar a água depois do processo, ela deverá estar bem salgadinha!

Por hoje esta é a dica meus amigos! Espero que tenham gostado!

Buon appetito!