Receita de Arroz com Linguiça e Pinhão

Sabe aquele momento que nos damos conta efetivamente, que precisamos voltar a escrever aqui no Blog? Os últimos dias tem sido assim, mas sempre aparece alguma coisa para roubar nossa atenção, e deixamos para mais tarde!

Enfim, abri uma boa cerveja Chimay, gelada na medida exata, peguei um punhado de amendoim japonês, e estou aqui com as pernas para cima, retomando meu trabalho para vocês 🙂

E para celebrar, trago hoje uma receita de arroz com linguiça e pinhão que fiz de super improviso numa noite fria deste ano na casa de meu cunhado aqui no Sul! Nada melhor do que uma receita feita em terras gaúchas para comemorar o primeiro post do blog no novo QG, não é mesmo?

Numa de nossas visitas a Osório no começo do ano, meu cunhado vira para mim, e fala “Tchê, tem uma linguiça lá da Borrússia em casa e uns pinhões cozidos, que que tu acha de fazermos uma janta lá?”. Convite feito, convite aceito!

Chegamos na casa dele e logo acendemos o fogão campeiro e decidimos o cardápio!

Eis que vamos de Arroz com Linguiça e Pinhão, e para preparar nossa receita de hoje…

Mas antes… você pode estar ai se perguntando: aqui na minha região não encontro pinhão com tanta facilidade. Bem, essa é uma realidade, e você pode agregar algum outro ingrediente que agrade o seu paladar, ou simplesmente fazer um belo e delicioso arroz com linguiça, o preparo seguirá praticamente o mesmo, com a diferença que você não adicionará os pinhões, ok?

Vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de Arroz
  • 1 cebola grande picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 400g de pinhões cozidos, descascados e picados grosseiramente
  • 500g de linguiça defumada picada em rodelas finas
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino preto moída a gosto
  • Quanto baste de água quente

Como preparar essa deliciosa receita de arroz com linguiça e pinhão?

  • Aqueça uma panela e adicione a linguiça picada. Não recomendo que se adicione óleo, isso porquê a linguiça já tem uma boa quantidade de gordura em sua composição e vamos usar ela para agregar sabor em nosso prato.
  • Aguarde alguns segundos e você observará que com o calor da panela a gordura da linguiça irá derreter e ela fritará em sua própria gordura. Lembra que falamos em agregar sabor? Vai ficar uma raspinha deliciosa no fundo da panela, que vai garantir um preparo ainda mais gostoso! Apenas confie e siga para próximo passo.
  • Quando a linguiça estiver bem frita, adicione a cebola picada e refogue por mais 2 ou 3 minutos, ou até que fique translúcida.
  • Adicione então o arroz e os pinhões e refogue por mais um minutinho apenas.
  • Adicione então a água quente até cobrir todos os ingredientes e deixe o arroz cozinhar. Mexa de vez em quando, como se estivesse preparando um risoto.
  • Quando a água estiver próxima de secar, verifique o ponto do arroz, e se necessário adicione mais um pouco de água até chegar no ponto ideal de cozimento.
  • Sirva acompanhado de uma boa carne e batatas coradas. Em nosso caso, costelas de cordeiro, assadas no forno a lenha!!! =D
Arroz com linguiça e pinhão - Caldo & Freddo Blog de Gastronomia
Arroz com linguiça e pinhão - Caldo & Freddo Blog de Gastronomia

Super dica… Se tiver um fogão a lenha, melhor ainda… Fica a foto para te insipirar!

Fogão campeiro Blog de Gastronomia Caldo & Freddo

Uma dica adicionar é trocar o arroz tradicional por um do tipo arbóreo, e preparar um belo risoto com linguiça e pinhão. Vai agregar ainda mais sabor e criar uma experiência diferente também. Aqui no blog, temos varias receitas de risoto e se você analisar cada uma delas, irá entender que o preparo de um bom risoto segue sempre a mesma lógica. Então fica também o convite para experimentar essa variação!

E aí, o que acharam dessa nossa receita de arroz com linguiça e pinhão? Por aqui foi super elogiado! Me conta ai nos comentários…

Buon appetito!